01 NOVEMBRO 2023
PASTORAL  DA SAÚDE
Por Jorge Teles – Jornalista da Diocese de Guarapuava (PR)

A Pastoral da Saúde do Regional Sul 2 da CNBB realizou, nos dias 27, 28 e 29 de outubro, o 24º Encontro Estadual. Representantes de 12 arqui/dioceses do Paraná estiveram presentes no Centro de Formação Juan Diego, em Guarapuava (PR). O encontro foi marcado por momentos de espiritualidade, partilha e formação. A partir do debate realizado com lideranças, foi elaborada uma carta de compromisso para o próximo ano de trabalho.

Segundo o assessor regional, padre Evandro Delfino, o principal tema trabalhado nos momentos formativos foi a Campanha da Fraternidade 2024: “Fraternidade e Amizade Social”. “Nesse encontro, tivemos como tema principal a Campanha da Fraternidade do próximo ano, que trata da amizade social. Nós desenvolvemos a temática, tratando principalmente da dimensão solidária, um aspecto muito importante da Pastoral da Saúde, que visa a estabelecer essa proximidade com o enfermo e com a sua família. Fomos inspirados pelo Evangelho do Bom Samaritano, em ser uma igreja samaritana que vai ao encontro de enfermo na sua necessidade e promove a vida, promove a saúde na sua integralidade”, relatou padre Evandro.

O trabalho da Pastoral da Saúde se estrutura em três dimensões: a solidária, com visitas aos enfermos e seus familiares; a comunitária, focada na prevenção e promoção da saúde; e a sócio transformadora, com a atuação na formulação de Políticas Públicas. Segundo o bispo de Cornélio Procópio e referencial para a Pastoral da Saúde no Paraná, dom Marcos José dos Santos, essas três dimensões foram trabalhadas na elaboração da carta de compromisso, que vai guiar os trabalhos pastorais.

“São dimensões constitutivas da pastoral, que marcam o carisma, a missão e todo o trabalho. Olhamos a pessoa como um todo, a sua parte espiritual, mas também a sua parte humana, física, também dos seus direitos, seus deveres na sociedade. A gente sabe que a questão da saúde é uma questão também de Política Pública e que a Pastoral também trabalha essa dimensão em prol da saúde de todos. Tudo isso por causa do Evangelho, por causa de Jesus, que diz: estive doente e fostes me visitar”, disse o bispo.

A coordenadora regional da Pastoral da Saúde, Márcia Zambrin, ressaltou que a carta compromisso deverá guiar as atividades práticas dos coordenadores em todo o estado.

“Essa carta de compromisso que elaboramos é para cada coordenador aqui/diocesano. Nela, foram identificadas as fragilidades em cada dimensão de atuação da pastoral. Nós buscamos apontar como trabalhar essas fragilidades. No próximo ano, avaliaremos o trabalho e redigiremos uma nova carta para o ano seguinte”, disse Márcia.

O próximo encontro regional da Pastoral da Saúde acontecerá em outubro de 2024, em Guarapuava (PR).

CNBB REGIONAL SUL 2