14 DE NOVEMBRO 2023
AÇÃO EVANGELIZADORA
FOTOS: Joseane Rolim de Moura Rocha / Sergio  Nazar - PASCOM
TEXTO e VÍDEO: Pe. Marcio Adriano Krefer

No último sábado, 11 de novembro, lideranças de todas as paróquias da diocese estiveram reunidos para a V Assembleia Diocesana de Pastoral, realizada no salão paroquial da paróquia São Pedro em São José dos Pinhais.

Com o tema: “Sinodalidade na Ação Evangelizadora” e o lema: “Perseverantes e bem unidos em uma Igreja Sinodal”, o encontro foi marcado pela participação de representantes das Paróquias. Foram convocados por paróquia: o Pároco, um representante da vida religiosa, um diácono permanente, um representante da equipe sinodal paroquial da pastoral social, da catequese, da dimensão missionária, da pastoral litúrgica e do CMPP.

No período da manhã, foi realizada a memória de toda a caminhada da ação evangelizadora desde a IV Assembleia Diocesana de Pastoral de 2019. Em seguida foi apresentado o método de conversação espiritual. Também foi realizada uma revisão do Plano da Ação Evangelizadora, com os quatro pilares: Palavra – Iniciação à Vida Cristã e Animação Bíblica da Pastoral; Pão – Liturgia e Espiritualidade; Caridade – a serviço da Vida Plena; Ação Missionária – estado permanente de missão.

No período da tarde, foram organizados 15 grupos. Cada grupo refletiu sobre o conteúdo apresentado no período da manhã e todos tiveram a oportunidade de partilhar suas experiências, a partir do método de conversação espiritual.

Dom Celso Antônio avaliou a caminhada diocesana como positiva: “Estamos revendo a nossa caminhada pastoral à luz do sínodo, do ano vocacional, e percebemos através das apresentações das atividades pastorais da diocese, da caminhada sinodal, que estamos fazendo um caminho muito bonito... uma multidão de irmãos e irmãs envolvidos nesta ação evangelizadora”.

No dia 05 de dezembro acontecerá um encontro online com todos os participantes para apresentar o resumo das atividades realizadas nesta V Assembleia Diocesana.