27 NOVEMBRO 2023 / TEXTO E FOTOS: DIÁCONO JOB E EDUARDO

O Diácono Job e o Eduardo, da Diocese de São José dos Pinhais, participaram do 5º Congresso Missionário Nacional realizado na Amazônia, promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o objetivo de estimular a reflexão e facilitar o diálogo, tornando a conferência uma experiência de vivência do Evangelho.

O 5º CMN aconteceu na querida Amazônia, com a participação de diversas lideranças. O sentimento é de que o Espírito nos conduz à missão.

Através das falas, debates e escutas, fomos mais uma vez advertidos que a essência da igreja é missionária, que nasce deste desejo de levar “tudo que vimos e ouvimos” a todos os povos, os mais distantes e os mais de perto. Orientados pelo Programa Missionário Nacional, percebemos que devemos chegar até as fronteiras de nossos países e continentes, mas também as fronteiras existenciais, com “os corações ardentes e os pés a caminho” fomos enviados em uma festiva e emocionante ordenação episcopal do então Dom Zenildo Lima, para retornar a nossas realidades para então partir uma vez mais em missão.

A realidade bonita do povo de Manaus e deste congresso, não pôde deixar que nos atentássemos a realidade local. Com uma breve visita a uma área de ocupação a beira do córrego pudemos sentir por alguns minutos o que o povo de Deus passa todos os dias e que é necessário sair de nós mesmos para servir.