28 DEZEMBRO 2023

PE. DEOLINDO PEDRO BALDISSERA, SDS

Dia 31 de dezembro marca o final de mais um ano que termina com outro começando! As portas se fecham para um, e, se abrem para o começo de um outro! Fazem séculos que essa dinâmica se repete, desde que o mundo é mundo! Ninguém sabe a contagem exata!

É o tempo contínuo que “passa” e que “começa”, segundo nossas convenções! São ciclos do vai e vem dos dias e das noites nas rotações e translações da terra ao redor de si mesma e do sol. Assim é a natureza, e, nós não temos como mudá-la. Nesses ciclos é que a vida de cada um aparece e desaparece! A partir do ano em que se nasce, vai-se iniciando a contagem, um ano, dois anos ... “n” anos. Sabemos o ano do nascimento, mas o do final de nosso ciclo, não! A ânsia pela vida corre com o tempo em que se vai vivendo. Se tudo correr bem, conseguiremos passar por todas as fases: infância, juventude, adulta e idosa... este é o caminho da vida. Nem todos conseguem percorrê-lo todo, alguns morrem antes. Os que chegam ao último, vivem com mais ansiedade a expectativa de mais um fim de ano e começo de outro! Como tudo pode acontecer, nesse entretempo, tem-se de conviver com certa dúvida, até chegar ao final do próximo, para ter certeza!

Nesse percurso, acontecem tantas coisas! se vivencia tantas experiências! se estabelecem relacionamentos com tantas pessoas; se dorme tantas noites e se acorda tantas manhãs; se trabalha tantos dias e se caminha tantos passos; se tem tantas visões e ilusões! se come tantas comidas e se ouve tantos barulhos; se toca em tantos objetos; saboreia-se tantas frutas e se bebe tanta água; se sente tantas angústias e se depara com tanta necessidade de fazer silêncio para ouvir os próprios clamores; se alegra com tantos fatos e acontecimentos bons; se sonha com tantos ideais e se realiza tantos projetos; se curte tantas frustrações (às vezes, depressão) e se experimenta tantos sentimentos que se cruzam e se misturam na cabeça, deixando-a, às vezes, confusa; se ocupa a mente com tantas fantasias que deixam-na e o coração distraídos por algum tempo, sem funcionar objetivamente; se fica impaciente diante da solitude; se faz tantas rezas atendendo as necessidades do espírito e mesmo assim, se comete tantos pecados que precisam de perdão, se carrega tantas culpas aguardando remissão; se confronta com tantos conflitos que abalam o psíquico e tiram a paz interior; se pede tantos “me desculpa” e se diz tantos “muito obrigado”; se respira tantos ares poluídos, se elimina tanto suor; se veste tantas roupas e se gasta tantos sapatos; se mexe em tantas miudezas e se guarda tantas tranqueiras inúteis; se produz tanto lixo e se cheira tantos odores; se examina tantos pensamentos e se experimenta tantas emoções; se angustia com tantas preocupações e se convive com tantas tensões; se toma tantos remédios e se espera tanto pela saúde; se chora tantas lagrimas e se canta tantas canções; se ri com tanto prazer; se lê tantas leituras; se consome tantas horas ao celular e se faz tantas poses para selfies; se assiste tantas novelas na TV e se escuta tantas músicas no rádio; se entretém com tantos tik tok; se paga tantas contas com tantos Pix; se faz tantas pesquisas e se conhece tantas novas descobertas; se depara com tantas mudanças e transformações e se fica confuso com tantas informações; se embaraça tanto a capacidade de discernir e se cai na indiferença diante de tantos alaridos; e, assim, se convive com tantas situações e pessoas, boas e más (...) e, não se pára de contar tantos fins de anos e esperas por um novo chegar ...

São tantas contas que se faz, de somas e subtrações, de multiplicações e divisões, e, algumas equações! Vivendo tudo isso, vai-se escrevendo a história de cada um, com seus tantos “finais de ano e começos de outros”! Assim vai transcorrendo a vida!

Para cada começo novo, um desejo que seja um ano feliz, próspero e “novo” (inédito). É a esperança que nos obriga a pensar assim, caso contrário, a vida se desconecta antes do tempo!
Estamos por finalizar mais um ano e começar outro, mais um que se acrescenta aos já vividos e mais próximo do último a se viver!

Oxalá, ao terminar nosso ciclo por aqui, sigamos para outros tempos, onde não há mais contagem, por que se entra num mistério que envolve o eterno, onde os anos não existem mais! Lá, quiçá, estão tantos que fizeram parte de nossa vida por aqui e foram antes, esperando por nossa companhia novamente!

Que todos tenhamos mais um ano novo, para viver e experimentar tudo aquilo que a vida nos reservar para esses dias que se seguirão... até o próximo final de ano!

Como em todos os anos passados e mantendo nossa a sã tradição desejo a todos um: “FELIZ E PRÓSPERO ANO NOVO”! com as bençãos do Deus Eterno que guarda seus mistérios e surpresas para nos revelar quando chegarmos lá. Nossa fé professada, crê na sua bondade e misericórdia, com a expectativa de viver a eternidade sem males, sem dias e sem finais de ano! Um tempo sem tempo porque eterno!

Enquanto não chega esse último dia, continuaremos orbitando com a terra entre planetas, no ritmo de seus ciclos siderais, contados por nós, em séculos, em anos, em dias...!