22 FEVEREIRO 2024

PASTORAL JUDICIÁRIA (NULIDADE MATRIMONIAL)

TEXTO: DOMINGOS GONDEK

FOTOS: MICHELE RODRIGUES

Aconteceu no último sábado (17), na Paróquia São João Batista, cidade de Contenda/PR, o encontro para Agentes da Pastoral Judiciária do Setor I da Diocese de São José dos Pinhais, com o tema: Ouvi-los, acolhê-los e integrá-los à Igreja.

Dirigiram as apresentações do encontro o Sr. Domingos Gondek (Coordenador Diocesano da Pastoral Judiciária), e a Sra. Michele Rodrigues (Notária da Câmara Eclesiástica da Diocese de São José dos Pinhais).

O Sr. Domingos Gondek, afirmou que “a Igreja cumpre a sua missão quando dá testemunho da misericórdia de Jesus com palavras e obras. Por isso, a nossa Diocese de São José dos Pinhais propõe um caminho Canônico Pastoral de Inspiração Catecumenal, em uma Igreja em saída, ou seja, a concretização de ações que amadureçam e alimentem a fé daqueles que aguardam a convocação para obtenção da Declaração de Nulidade Matrimonial”.

O Sr. Domingos complementa que “é muito importante esse trabalho de escuta, acompanhamento e integração da Pastoral Judiciária, a fim de que esses fiéis e suas famílias se sintam pertencentes à Igreja”.

O Papa Francisco, em Amoris Laetitia (2016), se dirige aos casais que sofrem diante de uma situação frágil ou irregular no matrimônio, como o divórcio e uma nova união, e que estão afastados do convívio na Igreja, fazendo um apelo aos pastores e membros leigos para que olhem essa realidade com compaixão e não apenas com a frieza da Lei Canônica.

Na prática, o Sr. Domingos explicou que os Agentes da Pastoral Judiciária irão fazer encontros personalizados nas casas desses fiéis que aguardam na fila de espera, utilizando-se de um folheto de inspiração catecumenal, com tempos e etapas.

O Sr. Domingos lembrou que “Quem espera tem esperança! E quem desiste é porque perdeu a esperança. Não nos basta apenas o cumprimento das leis e dos ritos de um Tribunal Eclesiástico, mas é necessário um olhar misericordioso para os fiéis e suas famílias. Desta forma, pretendemos tornar o Processo Canônico uma oportunidade evangelizadora e catecumenal”.

Está programado os próximos encontros para o Setor II no dia 24/02/2024 na Paróquia São Benedito, Areia Branca dos Assis, em Mandirituba, e para o Setor III no dia 16/03/2024 na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos, em Piraquara.

Mais informações no site www.pasjud.com.br ou na Chancelaria da Câmara Eclesiástica pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou WhatsApp (41) 3035-9810.