04 MARÇO 2024

PASTORAL URBANA

FOTOS: PADRE CELMO SUCHEK DE LIMA

TEXTO: LMPM.

Na tarde desta segunda-feira (04), iniciou-se o Congresso Teológico Internacional de Pastoral Urbana, iniciativa da Graduação e da Pós-Graduação em Teologia da PUCRS e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

O evento contempla o contexto dos 60 anos de promulgação da Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II, sobre a Igreja, Lumen Gentium, dos 11 anos de pontificado do Papa Francisco e do processo sinodal vivido pelas comunidades eclesiais atualmente, pretende-se promover um espaço de reflexão interdisciplinar em torno de questões relevantes acerca da realidade urbana contemporânea, a fim de contribuir para uma resposta atualizada da Teologia e da Pastoral aos desafios emergentes do contexto urbano hodierno, em vista de qualificar a reflexão e a ação de seus agentes, bem como atender às demandas da Evangelização na atualidade, em preparação para o Jubileu da Esperança, em 2025.

A mesa de abertura do evento contou com:

Dom Jaime Spengler (Chanceler da PUCRS e Presidente da CNBB e do CELAM)

Ir. Evilázio Teixeira (Reitor da PUCRS)

Prof. Draiton Gonzaga de Souza (Decano da Escola de Humanidades da PUCRS)

Pe. Tiago de Fraga Gomes (Coord. do PPG Teologia da PUCRS e Assessor da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB)

Pe. Jânison de Sá Santos (Subsecretário Adjunto de Pastoral da CNBB).

Hoje à tarde acontece 3 conferências.

A ação pastoral da Igreja nas grandes cidades Conferencista: Dom Joel Portella Amado (Presidente da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB e Bispo Diocesano de Petrópolis/RJ).

Os desafios da cultura digital para a Igreja no contexto urbano Conferencista: Alzirinha Rocha de Souza (PUC-Minas e ITESP).

Hospitalidade e cultura do encontro no contexto urbano Conferencista: Luiz Carlos Susin (PUCRS e ESTEF).

A noite acontecem comunicações e relatos de experiências via zoom.

O evento prossegue até às 14h desta quarta-feira (06).

Participam do evento Dom Celso Antônio Marchiori (Bispo Diocesano), Pe. João Maria Rodrigues (Coordenador da Ação Evangelizadora), Pe. Celmo Suchek de Lima (Assessor Diocesano da Animação Bíblico-Catequética) e Léo Marcelo Plantes Machado (Secretário da Ação Evangelizadora e coordenador da Animação Bíblico-Catequética.