05 MARÇO 2024

ANIMAÇÃO BÍBLICO CATEQUÉTICA

FOTOS: LMPM

TEXTO: JOELMA PENTEADO E SILVINHA MARIA

As Coordenações Diocesanas da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 2 da CNBB - Paraná, estiveram reunidas no Instituto Salette, em Curitiba, neste último final de semana, para refletir sobre a temática da “A inspiração catecumenal na formação de catequistas”.

No sábado, o assessor Pe. Wagner Francisco (Assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB), iniciou apresentando a situação da formação eclesial, passando pelo conceito de formação na Itália e no Brasil, a situação formativa hoje, as tendências formativas, sobre a figura do catequista, a inspiração catecumenal no processo formativo e as escolas à comunidade iniciática.

Nos deixou com muitas inquietações: Como podemos mudar de uma catequese memorativa para uma catequese que seja transformativa? Como sair da catequese de balcão para a catequese da missão?

No domingo, a Assessora Marilac Oleniki (Membro da Equipe Regional de Catequese), apresentou reflexões sobre a temática, “elementos fundamentais de um itinerário formativo”, tema que gerou mais algumas inquietudes:

A necessidade de elaborar um processo formativo que seja gradual, que desenvolva as dimensões fundamentais que as estruturam e que estão interconectadas (ser, saber e saber fazer), com um itinerário que contemple a formação dentro e fora da igreja.

A Coordenadora da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 2 – Paraná, Débora Puppo, trouxe para reflexão as iniciativas e propostas para o ministério de catequistas, finalizando com os encaminhamentos do Regional.