08 MARÇO 2024

COMISSÃO DIOCESANA DOS DIÁCONOS

FOTOS: NEUSA MARINA ULSON BIM

TEXTO: DIÁCONO HALDHESSIR J. SILVA

O Retiro para os Diáconos Permanentes com as esposas, da Diocese de São José dos Pinhais, aconteceu nos dias 01, 02 e 03 de março de 2024, na Casa de Retiro Colônia Marcelino, ao lado da Igreja Católica Ucraniana da Santíssima Trindade em São José dos Pinhais.

Os diáconos tiveram como assessores: o Diácono Miguel Rigoni e sua esposa Rosana, da Arquidiocese de Curitiba. O encontro contou com a presença de 34 diáconos e 17 esposas.

Na Sexta-feira à noite, o Assessor Eclesiástico dos Diáconos, Pe. Paulo Henrique Sgarabotto, fez a abertura do nosso retiro, falou que os diáconos devem estar constantemente em busca da conversão, mudando a mentalidade para adaptar-se naquilo que são as necessidades da Igreja. Falou também que estamos em um processo de preparação do propedêutico, para formar na Diocese de São José dos Pinhais, os nossos diáconos.

Em seguida o casal assessor expos a estrutura que iriamos trabalhar durante o retiro, com o tema "O DIACONADO PERMANENTE E SAÍDA MISSIONÁRIA: RUMO ÀS NOVAS FRONTEIRAS, NO DINAMISMO DO ESPÍRITO"

No sábado iniciamos o retiro com as Laudes. As Completas, foi realizada de modo solene com a bênção do Santíssimo.

No domingo, iniciamos as atividades com as Laudes e às 11h, os exercícios espirituais foram encerrados com a Santa Missa presidida por Dom Celso.

Dom Celso falou dos cuidados que devemos ter com o nosso templo do Espírito Santo, assim como o cuidado com o espaço celebrativo e litúrgico, nas comunidades, enfatizou da importância em guardar o silêncio antes das celebrações. O retiro foi encerrado com o almoço de confraternização.

Foram dois dias intensos de convivência, oração e reflexão.

Peçamos a Deus que possamos comunicar as pessoas que estão próximas de nós, aos que encontramos ao longo do nosso caminho, a alegria do encontro com o Senhor, fonte de toda graça, Luz para nossa existência, e sigamos “rumo as novas fronteiras, no dinamismo do Espírito.”