13 MARÇO 2024

ANIMAÇÃO BÍBLICO CATEQUÉTICA

TEXTO: ABC COM COLABORAÇÃO DE ANTONIA LUCIA COTOVICZ BAUMEL

FOTOS: LARISSA KAUANE DAL NEGRO COSAT

No último sábado (09) realizou-se o Dia de Espiritualidade, realizado pela Equipe Diocesana da Animação Bíblico-Catequética, abordando a temática: QUARESMA – caminho de conversão pessoal e comunitária”. A Equipe Diocesana já alguns anos realiza seu retiro quaresmal, com a presença dos membros da equipe e colaboradores. Neste ano o convite foi aberto para todos os coordenadores paroquiais de catequese, que poderiam participar ou enviar um catequista representante.

O local escolhido foi o Seminário Imaculada Conceição em Fazenda Rio Grande, espaço coordenado pelo Pe. Leonardo Willian Mariano, da Congregação dos Padres Marianos.
O pregador do retiro foi Dom Celso Antônio Marchiori. Sua pregação abordou os exercícios quaresmais: jejum, oração e caridade. Exortou a sermos fortes e corajosos no combate às nossas más inclinações, vícios e desvios da fé cristã. Alertou para o cuidado e zelo pessoal e comunitário para a prática do jejum que nos torna pessoas melhores, para converter-se na vida e na comunidade, para amar de forma pessoal e incondicionalmente à Deus e aos irmãos. Na prática da oração, atenção e cuidado para não sermos adoradores de nós mesmos, e sim adoradores de Deus Pai, para amar mais e melhor, para não excluir ninguém, para saber perdoar, ser manso e humilde como Jesus.  Sobre a caridade, exortou a compaixão pelos mais pobres e necessitados entre nós, ser solidário e doar-se, ir ao encontro das pessoas sem excluir ninguém, com atenção, carinho, cuidado e zelo, nos despindo de preconceitos, das nossas resistências, das vaidades, do orgulho, da soberba e do egoísmo para podermos acolher o outro em nosso coração e na vida. As reflexões foram divididas em dois momentos, um pela manhã e outro a tarde. Após cada reflexão os participantes tiveram um momento de oração pessoal a partir de textos bíblicos indicados, seguido de ressonância coletiva.
Realizou-se também uma Celebração Penitencial e confissões, que proporcionou a vivência da grande misericórdia de Deus Pai, que nos ama e nos perdoa. Ao final do dia foi a realizada uma Missa.
Registramos nossa gratidão e carinho por todos que planejaram, organizaram e efetivaram este momento: Equipe Diocesana da Animação Bíblico-Catequética, Dom Celso, Padres, Seminaristas, Colaboradores, Equipe da Cozinha e do Seminário Imaculada Conceição.