21 MARÇO 2024

DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR | CATEDRAL SÃO JOSÉ 

TEXTO: PADRE MARCIO ADRIANO KREFER

FOTOS: RUBHYA FERNANDES DE SOUZA

COMUNICAÇÃO DIOCESANA


Na terça-feira, 19 de março, dia de São José, foi celebrada a Santa Missa do padroeiro da cidade de São José dos Pinhais. 

A Santa Missa foi presidida pelo bispo Dom Celso Antônio Marchiori na Catedral Diocesana e concelebrada por diversos padres. Contou também com a presença da Prefeita Nina Singer e outras autoridades do Município. 
Dom Celso destacou em sua homilia as virtudes de São José, sobretudo a obediência à Palavra de Deus. Dirigiu palavras aos padres destacando que devemos confiar, ser obedientes e dóceis à Palavra de Deus. “São José nos ensina a confiar na providência de Deus, mesmo quando não compreendemos o que ele nos pede, e mesmo quando nós não somos compreendidos”, destacou.
O bispo também falou sobre o início da devoção ao Sagrado Manto protetor de São José dos Pinhais.  “Na bíblia Sagrada, embora não haja menção explicita do manto associado a São José, podemos encontrar princípios e ensinamentos que ressoam com a simbologia deste manto sagrado. Em Gênesis 37, encontramos a história de José do Egito, filho de Jacó, cujo pai lhe deu um manto especial como símbolo de sua estima e José foi divinamente protegido por Deus... Assim como José do Egito foi chamado por Deus para desempenhar um papel crucial na história da salvação de seu povo, São José foi escolhido para ser o guardião do filho de Deus e da Virgem Maria”, explicou Dom Celso. 
O manto na bíblia é também o símbolo de continuidade na missão. “E nós também, tendo o manto de São José, de devoção e carinho, sintamos também missionários, a dar continuidade à missão de São José, que é cuidar da Igreja, cuidar das pessoas, cuidar da casa comum, sem exceção, sem exclusão”, falou o bispo. 
O manto representa a simplicidade e humildade de São José. “O manto marrom de São José lembra o ofício que José desempenhava como carpinteiro de profissão, sustentando a Sagrada Família.... O manto Sagrado de São José é o símbolo da paternidade espiritual e da proteção divina que tem sobre a Igreja. São José é um intercessor poderoso diante de Deus para nos auxiliar em nossas necessidades no caminho da santidade”, finalizou Dom Celso. 
Desde o dia 16 de fevereiro, aconteceu na Catedral a Trintena com a motivação do Sagrado Manto protetor de São José. No dia 16, 17 e 18 de março foi celebrado o Tríduo em preparação à Festa do Padroeiro, com destaque às missas em polonês e  no rito Greco-Católico Ucraniano. 
Pe. Aleixo Vardzinski, Pároco da Catedral, falou que a partir desta data festiva ao Padroeiro, na invocação a São José, será acrescentado “dos Pinhais”. O padroeiro do município será invocado como “São José dos Pinhais”. 
Ao final da Santa Missa, o coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, Pe. João Maria Stech, apresentou o Plano Diocesano de Pastoral 2023-2025. Na Missa da Unidade, na Quinta-feira Santa, será entregue o Plano a todos os párocos da diocese.