26 MARÇO 2024

CONSELHO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL

TEXTO E FOTOS: SELMA FERREIRA DA COSTA

O Conselho Nacional do Laicato do Brasil do Regional Sul 2 esteve reunido entre os dias 22, 23 e 24 de março, na Casa de Retiro Dom Pedro Filipak em Santo Antônio da Platina, para a realização da sua XXXVIII Assembleia Geral Ordinária de 2024. Estavam presentes 11 dioceses do Regional Sul 2.

Neste ano, a Campanha da Fraternidade propõe despertar, na sociedade e no coração de cada um, o Espírito da Amizade Social com o lema: “Vós todos sois irmãos e irmãs”. Objetivando fortalecer a articulação do laicato, tendo em vista essa amizade social, embasado sempre no Evangelho de Jesus Cristo e firmes na doutrina Social da Igreja, queremos retomar nosso planejamento dos trabalhos que estamos construindo juntos aos CNLB diocesanos.

Na abertura, os coordenadores de Jacarezinho Eraldo Correia e Yassu Kuriake de Cornélio Procópio, organizadores da casa anfitriã geral CNLB Sul 2, acolheram todos os participantes. Padre Marcelo Gonçalves Mendes, coordenador da ação evangelizadora da diocese, falou sobre a importância da escolha do local para acontecer o evento de tamanha grandeza do regional. Após a abertura fez a oração e bênção para os participantes do encontro.

O Presidente do Regional Sul 2 Walter de Souza Fernandes, acolheu os presentes e falou da importância da participação dos representantes das dioceses. Dom Severino Clasen, Arcebispo de Maringá, Bispo referencial do CNLB Regional Sul 2, agradeceu em nome da Igreja a disponibilidade de cada um, e se colocou à disposição para assessorar todos os encaminhamentos colocados na assembleia.

No segundo dia a Assembleia iniciou com um momento orante. Walter fez um resgate sobre o ano 2023, e houve a partilha de todos os representantes das dioceses presentes. A Assembleia contou com a assessoria de Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, atualmente assessor da Comissão Episcopal da CNBB, que trouxe para o estudo e debate os documentos 62 e 105 da CNBB.

Após uma longa explanação sobre os temas, reunirem-se em grupos para os debates de conversação sobre os encaminhamentos e desafios em suas dioceses de acordo com os documentos estudados.

Após explanação de todos os grupos, Laudelino levou a assembleia a um entendimento dos assuntos abordados, e tirou as dúvidas surgidas nos grupos. Ao final do dia todos participaram da Santa Missa.

No último dia da Assembleia, iniciou com a mística conduzida pela Selma, representante da diocese de São José dos Pinhais. O presidente do Regional fez um resgate do dia anterior de estudo, abrindo grupos de estudo. Aconteceu a plenária onde cada grupo foi formado pelas províncias. A Luzia colocou para assembleia que em nossa diocese será implantado o conselho de leigos, e que os organizadores irão entrar em contato com o Walter e a Solange para dar assessoria.

Ao fim das apresentações, o professor Laudelino fez suas últimas considerações sobre o estudo. Walter fez os encaminhamentos finais e destacou que a próxima Assembleia será realizada em Ponta Grossa.