01 ABRIL 2024

FOTOS: RUBHYA FERNANDES DE SOUZA

TEXTO: PE. MARCIO ADRIANO KREFER

COMUNICAÇÃO DIOCESANA

A Santa Missa Crismal aconteceu na Quinta-Feira Santa, 28 de março, na Catedral São José, em São José dos Pinhais. Estavam presentes os padres diocesanos e religiosos que atuam na diocese, também diáconos, religiosos, seminaristas e leigos.

Na Santa Missa os presbíteros renovaram os votos e compromissos com Deus, recebidos na ordenação sacerdotal. Na homilia, o bispo Dom Celso enfatizou que "como ministros ordenados, identificados com Jesus bom Pastor, manso e humilde de coração, sejamos cada dia mais consistentemente exemplos de amor, doação, compaixão e misericórdia, guiando os fiéis que nos foram confiados com sabedoria e humildade".

Na Santa Missa Crismal é abençoado pelo bispo os Santos Óleos - o óleo dos Catecúmenos, óleo dos Enfermos e o Santo Crisma. "Estes óleos são sinais tangíveis da presença de Deus em nossas vidas e da sua graça que nos fortalece e nos cura. Que todos os que vão receber esses óleos sejam renovados em sua fé e revigorados em sua missão de testemunhar o evangelho ao mundo inteiro", explicou o bispo Dom Celso.

O bispo também deu destaque para a sinodalidade incentivando para caminharmos todos juntos, firmes na esperança e na confiança em Deus. "Somos motivados a caminhar juntos, pois somos uma Igreja Sinodal. Que possamos encontrar conforto na presença do Espirito Santo, que nos guia e nos sustenta em todas as circunstâncias. Que Ele nos conceda coragem e determinação para vivermos de acordo com os ensinamentos de Cristo, irradiando a sua luz e amor para todos ao nosso redor", disse.

Dom Celso reservou o final da sua homilia para expressar uma mensagem de Páscoa aos sacerdotes e fiéis da diocese de São José dos Pinhais: "Que a Páscoa nos seja um tempo de renovação espiritual e de encontro pessoal com o Senhor Ressuscitado... Que a luz da ressurreição ilumine nossos coraçãos e nos inspire a viver uma vida de santidade e caridade. Que a Páscoa também nos lembre da imensidão do amor de Deus por todos e cada um de nós e nos inspire a compartilhar esse amor com os outros".

Os presbíteros participaram da coleta para os padres da Diocese de Bafatá, na África. É uma missão assumida pelo Regional Sul II, com ações de caridade e fraternidade com a Igreja Irmã na África. A coleta arrecadada pelos presbíteros em todas as dioceses e arquidioceses do Paraná será enviada para os presbíteros de Bafatá, para a manutenção pessoal e pastoral dos sacerdotes que lá exercem o ministério junto ao povo.

Ao final da Santa Missa, o bispo Dom Celso entregou a cada padre o Plano Diocesano da Ação Evangelizadora 2023-2025, que tem como tema: Discipulos de Jesus Cristo em comunidades eclesiais missionárias com inspiração catecumenal.