02 ABRIL 2024

AÇÃO EVANGELIZADORA

TEXTO: LMPM

FOTOS: RUBHYA FERNANDES DE SOUZA

Na manhã de quinta-feira (28) ao final da missa do Crisma, foi entregue aos presbíteros o Plano da Ação Evangelizadora 2023-2025, elaborado a partir das reflexões da V Assembleia Diocesana de Pastoral realizada em 11 de novembro de 2023.

O coordenador da Ação Evangelizadora, Pe. João Maria Rodrigues Stech, destaca que “o plano foi construído num processo de escuta em diferentes momentos, nas paróquias mediante a elaboração da síntese paroquial e no dia da assembleia diocesana nos pequenos grupos de escuta. Estes momentos enriqueceram processo de discernimento do Grupo de Reflexão Pastoral (GRP) na finalização do plano”.

O tema do plano “Discípulos de Jesus Cristo em comunidades eclesiais missionárias com inspiração catecumenal” contempla a necessidade do seguimento a Jesus Cristo, somos seus discípulos e com Ele devemos aprender, nossas ações devem refletir as mesmas ações do nosso Mestre. Ao destacar as comunidades eclesiais missionárias pretende-se incentivar a vivacidade de pequenos grupos que se reúnem em torno da Palavra de Deus. A ênfase na inspiração catecumenal, quer lembrar que este é o modo que a Igreja no Brasil vem incentivando para toda a ação evangelizadora, um percurso que deve promover o Encontro com Jesus, a escuta atenta da Palavra de Deus, um mergulho no Mistério Pascal de Jesus e a vivência de ações que transformam a vida.

O texto Bíblico escolhido para o lema é Atos dos Apóstolos capítulo 2 versículos 42 e 26: “Perseverantes e bem unidos (At 2, 46): no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações (At 2, 42)”.

O plano apresenta quatro grandes projetos onde são destacadas algumas ações em âmbito diocesano e âmbito paroquial: 1- Iniciação à Vida Cristã e Animação Bíblica da Pastoral, 2- Liturgia e Espiritualidade, 3- Serviço da Vida Plena e 4- Estado Permanente de Missão.

Em vista da sinodalidade foram destacadas vinte ações para que o “caminhar juntos” possa acontecer. No texto da apresentação do plano, Dom Celso Antônio Marchiori, lembra que o “ Papa Francisco, ao nos afirmar que ‘o caminho da sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio’ (Discurso, Papa Francisco, 17.11.2015), propõe-nos uma nova etapa evangelizadora na Igreja, marcada pela conversão pastoral e missionária. Devido ao avanço da cultura urbana e seus impactos na fé e em sua prática pelos fiéis, o caminho sinodal nos ajuda, por meio do discernimento no Espírito, a ter clareza da situação pastoral em que nos encontramos e, juntos, buscar luzes capazes de responder aos novos desafios da missão evangelizadora”.

A Coordenação da Ação Evangelizadora orientou para que até julho de 2024 as paróquias organizem uma Assembleia Paroquial ou um Encontro Paroquial para a reavaliação ou elaboração do Plano Paroquial de Ação Evangelizadora a partir do plano diocesano.