12 ABRIL 2024

DOM CELSO ANTÔNIO MARCHIORI | SEMANA SANTA

TEXTO: ALISSON JUAN DE PAULA

FOTOS: CRISTIANE RODRIGUES FERNANDES E ALISSON JUAN DE PAULA

Durante a celebração da Semana Santa, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora recebeu uma visita extraordinária e significativa: Dom Celso Antônio Marchiori, Bispo da Diocese de São José dos Pinhais. Sua presença trouxe uma aura de espiritualidade e renovação para os fiéis que participaram das celebrações desde o Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa.

Domingo de Ramos: A Chegada Triunfal e o Início da Jornada Espiritual (24/03/2024)

No Domingo de Ramos, a paróquia se encheu de alegria ao receber Dom Celso. Juntamente com os fiéis, ele celebrou a liturgia que marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, relembrando o gesto simbólico da multidão que o recebeu com ramos de oliveira. Sua mensagem durante a homilia ressaltou a importância de acolher Cristo em nossas vidas e preparar nosso coração para os dias sagrados que estavam por vir.

Quinta-feira Santa: O Lava-pés e a Instituição da Eucaristia (28/03/2024)

Na Quinta-feira Santa, a paróquia testemunhou um momento de profunda humildade e serviço durante a celebração da Santa Missa da Ceia do Senhor. Dom Celso, seguindo o exemplo de Jesus, realizou o rito do lava-pés, lembrando aos fiéis a importância do amor fraterno e do serviço desinteressado ao próximo. Durante a liturgia, ele enfatizou o significado da Eucaristia como o memorial do sacrifício redentor de Cristo e a fonte de vida para todos os cristãos.

Sexta-feira Santa: A Paixão e a Crucificação de Cristo (29/03/2024)

A Sexta-feira Santa foi um dia de profunda contemplação e reflexão sobre o sacrifício supremo de Jesus na cruz. Dom Celso conduziu a comunidade através da liturgia da Paixão, convidando os fiéis a meditar sobre o sofrimento e a morte de Cristo como um ato de amor incondicional pela humanidade. Sua mensagem ressoou nos corações dos presentes, inspirando-os a renovar seu compromisso com o seguimento de Cristo e com a vivência dos valores do Evangelho.

Sábado Santo: A Vigília Pascal e a Luz da Ressurreição (30/03/2024)

No Sábado Santo, a paróquia se reuniu em expectativa jubilosa para celebrar a Vigília Pascal, a mais importante liturgia do ano litúrgico. Dom Celso presidiu a cerimônia, que começou com a bênção do fogo novo e a proclamação da luz de Cristo ressuscitado. Os fiéis acenderam suas velas do Círio Pascal, simbolizando a luz da ressurreição que dissipa as trevas do pecado e da morte. Durante a Vigília, Dom Celso exortou a comunidade a renovar sua fé na vitória de Cristo sobre o mal e a morte, e a viver na esperança da vida eterna que Ele nos prometeu.

Domingo de Páscoa: A Ressurreição e a Renovação da Esperança (31/03/2024)

O Domingo de Páscoa foi o ponto culminante da Semana Santa, marcado pela alegria e pela esperança da ressurreição de Cristo. Dom Celso celebrou, proclamando a vitória de Cristo sobre a morte e convidando todos a se alegrarem no Senhor. Sua mensagem de esperança e renovação ressoou nos corações dos fiéis, fortalecendo a fé e inspirando-os a viverem como testemunhas da ressurreição em suas vidas diárias.

Em conclusão, a presença de Dom Celso Antônio Marchiori na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em Piraquara, durante a Semana Santa foi uma verdadeira bênção para todos os que participaram das celebrações. Sua mensagem de fé, amor e esperança iluminou os corações dos fiéis, renovando-lhes o espírito e fortalecendo a vontade de seguir a Cristo. Que as graças e as bênçãos desta Semana Santa continuem a guiar e a inspirar todos os que buscam o caminho da santidade e da salvação.