15 ABRIL 2024

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS | CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL

FOTO EM DESTAQUE: THIAGO LEON - SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA

TEXTO: RUBHYA FERNANDES DE SOUZA - COMUNICAÇÃO DIOCESANA

Reunidos desde o dia 10 até o próximo dia 19 de abril, em Aparecida/SP, os Bispos do Brasil seguem participando da 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil.

Após a Santa Missa, ainda na parte da manhã desta sexta-feira, 12 de abril, foi apresentada aos Bispos a análise de conjuntura social realizada por Dom Francisco Lima, Bispo de Carolina (MA). O material é produzido pelo Grupo de Análise de Conjuntura da CNBB.

Também foi feita a apresentação da análise de conjuntura eclesial por Dom Joel Portela, Bispo de Petrópolis (RJ), e do instrumento de trabalho para a construção das Diretrizes da Ação Evangelizadora por Dom Leomar Brustolin.

As análises de conjuntura social e eclesial possibilitam aos Bispos uma visão geral das realidades da sociedade para as Diretrizes para a Ação Evangelizadora na Igreja do Brasil.

A metodologia de conversação espiritual, que foi realizada e ficou marcada durante o Sínodo sobre a Sinodalidade, também foi utilizada na Assembleia durante a parte da tarde de sexta-feira (12).

FOTO: CNBB SUL 2

FOTOS: VICTÓRIA HOLZBACH

No sábado, dia 13, iniciou-se com a Santa Missa no Santuário Nacional de Aparecida, onde ocorreu pela primeira vez no Brasil o rito de instituição do ministério de catequista. Foram 19 catequistas representando as 19 regionais da CNBB, instituídos por Dom Leomar Brustolin – Presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética.

Após a Missa, iniciaram-se as atividades que contaram com apresentações da Comissão para a Doutrina da Fé, Comissão Episcopal para Liturgia, Comissão Episcopal de Textos Litúrgicos e do Setor de Campanhas da CNBB.

FONTE: CNBB E CNBB SUL 2

FOTO: GUSTAVO CABRAL - PORTAL A12