16 ABRIL 2024

ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA

TEXTO: COORDENAÇÃO DA ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA

Na tarde do sábado (13), a Coordenação Diocesana da Animação Bíblico-Catequética promoveu em parceria com as coordenações da Animação Bíblico-Catequética dos subsetores o Encontro Subsetorial da Animação Bíblico-Catequética.

O Principal objetivo foi refletir sobre a temática “Celebrar a catequese” e planejar o encontro formativo para os catequistas nos subsetores, a realizar-se no dia 7 de julho.

No encontro, inicialmente foi realizada a Leitura Orante a partir do texto bíblico do Evangelho do dia (Joao 6, 16-21), destacando a escuridão, o mar agitado, a barca e a presença de Jesus. Os participantes foram motivados a pensarem na barca. A barca do Evangelho, a barca da catequese e a barca interior de cada um.

Como preparação prévia os participantes foram orientados para lerem o texto “Celebrar a catequese” e responder duas perguntas: 1- A diferença entre uma catequese expositiva e uma catequese de experiências litúrgicas. 2- A diferença das expressões “celebrar a catequese” e “celebrar na catequese”. A partir das respostas que cada participante trouxe para o encontro foi organizado um momento de escuta e reflexão.

Na sequência cada coordenador paroquial foi motivado a mencionar uma ação positiva e uma dificuldade na catequese paroquial. Os(as) secretários(as) do encontro enviarão uma síntese para a Equipe Diocesana para reflexões nas reuniões futuras da equipe.

Outra ação foi o planejamento do encontro do dia 7 de julho (Encontro Subsetorial dos catequistas), foram verificadas as possibilidades de locais, número de participantes, reflexão sobre a programação enviada pela Equipe Diocesana, divisão das tarefas, formação de equipes de serviços e detalhes sobre a alimentação.

A proposta dos encontros subsetoriais pretende ser uma motivação para a descentralização das formações e entreajuda entre as paróquias.

Para finalizar o encontro foi realizada uma Celebração de Envio, enfatizando o compromisso de batizado de cada e o compromisso de unidade com as demais paroquias do subsetor.

O encontro foi realizado em 7 subsetores e contou com um total de 142 participantes.

OBS: Para o Subsetor Centro será agendada uma nova data e comunicada aos coordenadores.

SUBSETOR ARAUCÁRIA - PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS - ARAUCÁRIA

FOTO: PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA - CONTENDA

SUBSETOR FAZENDA RIO GRANDE - COMUNIDADE SÃO FRANCISCO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA -FAZENDA RIO GRANDE

FOTO: MARIA DE FÁTIMA FELIPE