18 ABRIL 2024

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS | CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL

FOTO EM DESTAQUE: CNBB SUL 2

TEXTO: RUBHYA FERNANDES DE SOUZA - COMUNICAÇÃO DIOCESANA

Na manhã desta segunda-feira, 15 de abril, os Bispos iniciaram o quinto dia da 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, após um dia de descanso.

Após a Santa Missa com a oração das laudes na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, retomam as reflexões com o tema: “A inteligência artificial e perspectivas pastorais”. A apresentação foi feita pelo Doutor Everthon de Souza Oliveira – Presidente da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos e pelo Padre Danilo Pinto dos Santos – Secretário do Instituto Nacional Pastoral Padre Alberto Antoniazzi (Inapaz) da CNBB e sócio fundador da SBCC.

Dom Valdir José de Castro – Presidente da Comissão para a Comunicação Social da CNBB, na coletiva de impressa, destacou: “O Papa Francisco tem incentivado a Igreja a refletir, pensar e agir pastoralmente, levando em consideração as inteligências artificiais.”

Ainda na parte da manhã aconteceu a reflexão dando continuidade a conversa no espírito, sobre o tema central da assembleia, que é a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Nesta terça-feira, 16 de abril, pela manhã, aconteceu a Santa Missa pelo Sínodo dos Bispos e o Jubileu 2025. As sessões desta manhã, tratarem sobre os 90 anos de fundação do Colégio Pio Brasileiro, a Campanha da Fraternidade, o Fundo Nacional de Solidariedade e as Ações da Igreja no Brasil para a Conferência das partes das Nações Unidas sobre mudanças climáticas (CPO 30). Em seguida foi apresentada aos Bispos, a versão oficial do Hino do Jubileu 2025 em português e outros subsídios para a animação do Ano Santo que tem como tema: “Peregrinos da Esperança.”

Na quarta-feira, 17 de abril, o 8º dia da Assembleia, iniciou-se com a Santa Missa com laudes na intenção pelos Bispos Eméritos, no Santuário Nacional de Aparecida. Durante a coletiva de imprensa, na parte da manhã, aconteceu a divulgação das mensagens do Episcopado Brasileiro, ao Papa Francisco, ao Povo Católico, ao Prefeito para o Dicastério para os Bispos no Vaticano e ao povo brasileiro.

A 20ª sessão foi dedicada à “Comissão Especial para a Causa dos Santos”. O objetivo da iniciativa é fortalecer a missão da Igreja Católica no Brasil no reconhecimento e promoção dos santos e mártires.

FONTE: CNBB E CNBB SUL 2

FOTO: CNBB SUL 2