18 ABRIL 2024

PASTORAL FAMILIAR

TEXTO: DIÁCONO LOURIVAL GOLL – ASSESSOR DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

FOTOS: THIAGO ECKEL | RAFAEL NADAL | JOCEL

No dia 14 de abril de 2024, aconteceu o 3º Encontro de Formação da Pastoral Familiar, promovido pelo Regional Sul II, Província de Curitiba, na Paróquia São Pedro, Diocese de Ponta Grossa. Da Diocese de São José dos Pinhais, estiveram presentes, o Diácono Lourival, Assessor Diocesano da Pastoral Familiar, o casal coordenador Diocesano da Pastoral Familiar, Jocel e Cleide, Coordenadores de Sub-Setores e agentes de Pastoral, num total de 62 pessoas.

Após as saudações iniciais, foi apresentado um vídeo, com a mensagem de Dom Carlos José, Bispo referencial para a Pastoral Familiar, no Regional Sul II. Motivando a todos a “serem apaixonados pela Pastoral Familiar”, e, trabalhar com amor e renovado ardor. Recordou a necessidade em acolher as pessoas, sem impor regras, nos adaptando a situação das pessoas. Lembrou da importância da articulação entre pastorais e movimentos, trabalhando em favor da família e em defesa do valor da vida, superando esse tempo de violência.

O Setor do Pré-Matrimônio, mostrou a situação da Província de Curitiba, onde mais de 95% das Paróquias já trabalham com o método personalizado, na preparação para o Sacramento do Matrimônio. O qual compreende três fases, como “um caminho, que vai do ventre materno, ao altar”. A fase remota, que têm em vista a formação dos valores familiares. A fase próxima, que oferece o suporte ao discernimento, sobre assumir o Matrimônio, através da catequese. A fase imediata, que envolve a preparação para a celebração matrimonial e o retiro espiritual. Em todas as fases, é preciso acolher, acompanhar, discernir e integrar.

O Setor do Pós-Matrimônio, ainda não está bem estruturado nas Dioceses. Foi enfatizado a importância de acolher os casais, para isso os agentes precisam estar bem preparados. Para acompanhar, é necessário conhecer a realidade dos recém-casados, que vivem na comunidade. É preciso discernir, diante das propostas que o mundo oferece, e orientar os casais sobre as ideologias. Para integrar, se faz necessário “caminhar juntos”, casais e agentes.

O Setor Casos Especiais, apresenta nos dias de hoje, as maiores preocupações e desafios, diante de situações complexas e problemáticas, como as novas uniões, questões homoafetivas, drogas e outras dependências, depressão e suicídio e perdas e viuvez. Demanda um olhar misericordioso, como o do Bom Pastor e uma preparação cuidadosa dos agentes.

Foi apresentado ainda, O Serviço à Vida, que é uma ação transversal no Setor Pré-Matrimônio, Pós-Matrimônio e Casos Especiais. Visando promover, defender e cuidar da vida, desde a concepção, até o seu fim natural, com justiça e fraternidade.