23 ABRIL 2024

SETOR JUVENTUDE

FOTOS: PATRIKY E. GALVÃO MIRKOSKI | INSTAGRAM - PASTORAL JUVENIL SUL 2

TEXTO: PATRIKY E. GALVÃO MIRKOSKI

No último final de semana, aconteceu na cidade de Guarapuava o XI Encontro da Pastoral Juvenil do Regional. Sob a condução do Padre Kleber, da diocese de Ponta Grossa e assessor da Regional Sul 2 da Pastoral Juvenil, e com a presença do Padre Toninho, assessor externo da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, líderes juvenis de diversas dioceses do estado se reuniram para compartilhar experiências e fortalecer a caminhada da juventude dentro da Igreja.

O encontro teve como objetivo principal a partilha de experiências da Pastoral Juvenil de todo o Paraná, além de proporcionar uma reflexão profunda sobre a importância dos jovens na atualidade da Igreja Católica. A troca de vivências e a reflexão conjunta permitiram um alinhamento estratégico para fortalecer o papel dos jovens dentro da comunidade eclesial.

Destacando a representatividade e o engajamento das diversas dioceses do estado, a Diocese de São José dos Pinhais marcou presença através do coordenador do Setor Juventude, Patriky E. Galvão Mirkoski e do Diácono Robson, que atua como auxiliar da Juventude no Setor 2.

“O encontro demonstrou que a Igreja desde sempre teve e tem um olhar especial para a juventude, desde os seus papas, sínodos e documentos. Serviu também para partilhar desafios comuns entre as dioceses, nos encorajando a caminharmos juntos. Padre Toninho nos trouxe a importância de um Setor Juventude Diocesano bem estruturado, só assim será possível desenvolvermos projetos que fortaleçam, acompanhem e impulsionem o encontro entre os jovens, ao serviço generoso e à missão, como nos pede o Papa Francisco”, destaca Patriky.

O evento foi marcado por momentos de oração, partilha e reflexão, evidenciando a vitalidade e o dinamismo da juventude católica paranaense. Com um olhar voltado para o presente e o futuro, os participantes saíram do encontro renovados e motivados para continuar a missão em suas dioceses, evidenciando o protagonismo da juventude nas suas mais diversas expressões, fazendo da igreja, um ambiente de inclusão e acolhida.